A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Dia Internacional da Mulher Em busca do equilíbrio e da graciosidade

Dia Internacional da Mulher Em busca do equilíbrio e da graciosidade
Emanuele Oliveira Solyom
mar. 8 - 5 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Eu sou de uma geração que ouvia em casa dos meus pais, foque no estudo e no trabalho para não depender de ninguém. Ou seja, eu fui preparada e formada para ser uma excelente profissional para ter independência financeira e até mesmo emocional, afinal não podia depender de ninguém.

No mundo secular, o papel da mulher tem sido pautado pelos movimentos feministas e de empoderamento, que acabam negando a ideia de complementaridade entre os gêneros, numa competição de quem pode mais ou é melhor ou até mesmo que os homens podem ser supérfluos ou desnecessários.

Mas, a negação dessa complementariedade apresenta a concepção de uma mulher que é autossuficiente, um fardo pesado, o que é o exato oposto da ideia de ajudadora idônea ensinada pela Bíblia Sagrada, de apoio e de um jugo suave e fardo leve.

A palavra ajudadora significa aquela que presta socorro, que auxilia; e idônea, significa apta, capaz, competente e moralmente correta.

Todo o capítulo 11 de Provérbios trata da comparação do justo com o ímpio e no versículo 16 fala que

“A mulher graciosa alcança honra, como os poderosos adquirem riqueza”. Provérbios 11:16

Mas o que é ser graciosa?

Graciosa por definição é uma pessoa agradável, educada, gentil, serena, elegante, delicada no trato, amável, afável, agradecida, que desfruta do favor de alguém.

A mulher graciosa recebeu a graça de ser parecida com Jesus, ser cristã é ser seguidora dos ensinamentos de Cristo. Já a ajudadora idônea é apta, capaz, competente e faz muitas coisas.

Um dos principais desafios da mulher cristã é o equilíbrio, é sair dos extremos. Deus nos traz para o centro, para o equilíbrio, harmonia e completude, já o inimigo nos leva para as extremidades, para o conflito, para a culpa, para os excessos e para as faltas.

No entanto, como conciliar tudo isso? É possível a conciliação da vida profissional da mulher com o seu papel no lar? E também é possível conciliar um bom relacionamento conjugal com o papel de ser mãe? É possível ter realização profissional estando no centro da vontade de Deus?

A Mulher Virtuosa de Provérbios 31 se preocupa com o próximo, cuida bem da própria casa, dá ordens para sua serva e, quando vê uma boa propriedade, adquire. Ou seja, é uma mulher multitarefas. E ao final do capítulo, a Bíblia diz que os filhos e o marido reconhecem o seu valor.

Contudo, toda essa pressão e vivendo na sociedade do cansaço e na busca incessante de “dar conta”, a mulher moderna tem se perdido. Se perdeu porque não conseguiu equilibrar todos os papéis, se culpou porque achou que era possível e se frustrou porque se viu sozinha na batalha, e adoeceu física e mentalmente. Aliado a isso a falta de limite, em relação a si mesma e aos outros, muitas mulheres tem vivido excessos e violência familiar de um lado ou total apatia e anulação de outro.

Portanto, cabe a cada mulher, na dependência de Deus, em oração e estudo da Palavra discernir entre a sua vontade e a vontade do Pai, bem como identificar uma mentira, muitas vezes velada, de Satanás, para confundir suas escolhas. Além disso, buscar o aconselhamento com seu pastor e com outras mulheres.

E nesse tempo especial, dia internacional da mulher, abaixo um poema que escrevi em homenagem a todas as mulheres:

Mulher – estratégia de Deus para um mundo melhor

Para um tempo de crise foi chamada para ser ajudadora

Para um tempo de ódio foi chamada para ser pacificadora e conciliadora

Para um tempo sem afeto foi chamada para ser carinhosa

Para um tempo de falta de fé foi chamada para ser discipuladora

Para um tempo de insegurança foi chamada para ser incentivadora

Para um tempo sem disciplina foi chamada para ser educadora

Para um tempo sem educação foi chamada para ser dócil e gentil

Para um tempo de desperdício e futilidade foi chamada para ser prudente

Para um tempo de batalha espiritual foi chamada para ser guerreira

Para um tempo insosso foi chamada para ser sal

Para um tempo de escuridão foi chamada para ser luz

Para um tempo de hostilidade foi chamada para ser graciosa

Para impactar gerações e transformar o mundo num lugar melhor, foi chamada a ser mulher, mãe, avó, tia, profissional, amiga, filha e princesa amada aos olhos do Pai.


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você